sexta-feira, maio 18, 2012

Verbo Can

The word CAN

A palavra can é um verbo modal, um dos verbos especiais em inglês, que além da função de verbo podem ser usados sem o auxiliar "DO".

Ex: I didn't work. ( eu não trabalho) / Do I work? (eu trabalho?)
      I can not work. (eu não posso trabalhar) / Can I work? (eu posso trabalhar?)

No caso do can, também não precisamos colocar o "TO" no verbo seguinte para fazer o infinitivo.

Ex: I want to work.( eu quero trabalhar)
      I can work. (eu posso trabalhar)

 Can não tem passado 

Usamos o "ABLE"(capaz) ou "COULD" para fazer o passado do can.

Para fazer o pasado de can usamos o verbo " BE no passado" + "ABLE ". Lembrando que com can não usamos "TO" para colocar o verbo seguinte no infinivo, mas com able usamos.

Ex: I can work. (present) - Eu posso trabalhar./ I was able to work. (past) - Eu  pude trabalhar.
     I can't work (present) - Eu não posso trabalhar. / I wasn't able to work. (past) - Eu não pude trabalhar.

Também usamos "Could" para fazer o passado de can, usamos o could quando queremos falar sobre uma possibilidade de algo ter acontecido, ou de algo que aconteceu em uma certa ocasião.

Ex: I can swim in the lake.(present) - Eu posso nadar no lago.
      I could swan in the lake when i was seven.(past) - Eu podia nadar no lago quando eu tinha sete anos.

Assim como o can o could também não usa o "TO"